sábado, 30 de abril de 2011

Projeto Dia Nacional do Livro

  

        Evento realizado no dia 29 de abril no CIEP Constantino Reis em Belford Roxo,  enfocando a Literatura Nordestina com parceria das escolas do Municípios que apresentaram escritores, personalidades, músicas, culturas, comidas típicas e danças da Cultura Nordestina.


               Trabalho sobre o resumo da obra do escritor Graciliano Ramos "Vidas Secas".
Presenças confirmadas e registradas.





"Somos todos criativos, somos todos capazes de produzir, construir, inventar novos
objetos, coisas, ideias, ações, revoluções. Temos o poder de produzir elementos e
conhecimentos novos, nascemos dotados deste potencial"   Vigotsky

                                               


                               Palco principal do evento com a participação do Secretário de Educação Ronaldo Justino , do Diretor Pedagógico Antonio Lustrosa e de vários colaboradores.
                                                       O Idealizador do Evento Cultural.
                                                       Apresentação dos trabalhos dos alunos.



“Educar não é repetir palavras, é criar idéias, é encantar”. É sobretudo ser “um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”.Curry

Frases de Augusto Cury

Educar é Construir Pontes

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro

Educação é Tudo

Bolinha de papel

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Passeio ao Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB


 Passeio ao CCBB com os alunos da E.M. Pedro Antonio - Belford Roxo - Rj


O Projeto Cultural “Viajando pelas asas da história do CCBB”  tem como objetivo principal mostrar aos alunos do 4º e 5º Ano  uma rica oportunidade , em que o passado e o presente unem-se através do conhecimento  da história , da arte , da arquitetura neoclássica, da geografia espacial,  das dependências internas e de todos os espaços que se integram, onde a arte, a cultura e a história estão permanentemente em cartaz.  A visitação  será monitorada por um guia cultural que contará toda a história desde a sua fundação até os dias de hoje, onde passaremos por todos os andares e setores a fim de fazer um reconhecimento dos seus 17 mil metros quadrados que integram o Centro Cultural.

 CCBB Educativo
"I in U/ Eu en Ti"
Laurie Anderson


     Cury (2003), coloca a afetividade como fator primeiro para se atingir os objetivos na educação: os demais, como cognição, construção do conhecimento, vêm como conseqüência no processo ensino-aprendizagem. Primeiro, é preciso que se are o campo da emoção para depois preparar o da razão.



Lei Nº 7.716


LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
(Alterada pelas Leis nº 8.081/90 e 9.459 / 97, LEI Nº 12.288/20.07.2010  já incluídas no texto)
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.” (nova redação dada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997)
(redação original) Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.

A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O mesmo artigo ainda determina que tais conteúdos devem ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Dia das Crianças



" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

 
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
     “Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encerrado dentro do seu próprio mundo”. (Augusto Cury)








"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade )

Primavera

Festa da Primavera na E.M. Pedro Antonio
em Belford Roxo - RJ.




"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )
"De que adiantará um discurso sobre a alegria
 se o professor for um triste?"
( Artur da Távolla )

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )
Adicionar legenda

Dia do Índio



"Festa da Consciência Indígena"
 Dia do Índio na Creche Municipalizada Santa Tereza em Belford Roxo.



     A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cultura-indigena-624847.shtml



DECLARAÇÃO INDÍGENA DE BERTIOGA
"O Dia do Índio a partir de hoje, é o Dia da Consciência Indígena, e isso não depende apenas dos povos indígenas, mas de todos aqueles que querem construir um Brasil melhor, e quando falamos isso, significa que o Governo Federal não pode fugir da sua responsabilidade de demarcar as nossas terras e de fazer uma política de ação para o respeito a nossa cultura e aos nossos valores. O respeito ao nosso direito sobre a biodiversidade e aos nossos valores econômicos, onde ser rico não significa ter dinheiro no banco, mas ter paz, ter    comida,    e   ter onde viver e até onde morrer."     http://www.funai.gov.br/indios/bertioga/conteudo.htm


terça-feira, 26 de abril de 2011

Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças .
O Tangram é formado por sete peças, são elas:
· 5 triângulos: 2 grandes, 1 médio e 2 pequenos;
· 1 quadrado;
· 1 paralelogramo

           Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.

           Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
           Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.

Regras:   As regras básicas são as seguintes:
· Tem de utilizar as 7 peças;
· As peças têm que se tocar;
· Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.

"Jogos da amizade"





"Jogos da amizade" 

Atividades com os alunos da
E.M. Pedro Antonio realizado no  CIEP 217- Edival Gueiros em Santa Tereza -
  Belford Roxo - RJ


"O coração da criança é campo favorável à semeadura do bem"

"Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!"
( Henri Paincore )
"A amizade é um amor que nunca morre."
                Mário Quintana













"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.'
                                                                        Vinícius de Moraes

Semana da Consciência Negra


“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”.
Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala.

Atividades com os alunos da E.M. Pedro Antonio sobre "A Semana da Consciência Negra" realizada no Ciep Constantino Reis em Belford Roxo ano 2010.












        O projeto História da África, justifica-se pela possibilidade de refletir sobre as diferenças raciais, a verdadeira história dos negros, a sua identidade, a importância de suas diversas culturas. Traçando as contribuições que os africanos e os afro-descendentes propiciaram para a construção cultural de nosso país. Tendo como ponto de partida a valorização do negro como co-construtor social e cultural da nação e rechaçar toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.



O trabalho de conscientização e valorização da cultura africana necessita ser constante. As crianças e os adolescentes precisam respeitar e compreender o ser humano na sua totalidade.
     O projeto apresentado visa à esperança e abrilhantar a cultura africana, sem constrangimento e informações errôneas.
     Como se vê, as propostas e os fundamentos desse projeto devem ser aplicados tanto no cotidiano, como no espaço físico da escola, para que essas crianças sejam elos no combate ao racismo  e do preconceito inadmissível, a fim de tentar reparar danos, que se repetem há séculos em nossa sociedade.
OBJETIVOS
 ·    Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes na escola e na sociedade em geral.
·        Desmistificar o preconceito sobre costumes religiosos provenientes da cultura africana.
·        Estabelecer novas relações e ampliar conhecimentos a partir do conhecimento de mundo do aluno.
Estruturar conhecimentos através das atividades realizadas.
     












   O trabalho de conscientização e valorização da cultura africana necessita ser constante. As crianças e os adolescentes precisam respeitar e compreender o ser humano na sua totalidade.
     O projeto apresentado visa à esperança e abrilhantar a cultura africana, sem constrangimento e informações errôneas.
     Como se vê, as propostas e os fundamentos desse projeto devem ser aplicados tanto no cotidiano, como no espaço físico da escola, para que essas crianças sejam elos no combate ao racismo  e do preconceito inadmissível, a fim de tentar reparar danos, que se repetem há séculos em nossa sociedade.


Referências Bibliográficas
 DCN-s  - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos –Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africanos.
SANTIAGO, Ana Maria. História na Educação2 v.3 – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.